domingo, 20 de julho de 2008

A beleza das Férias (ainda que não sejam as suas)


Discover Diana Krall!


I'm back!!!

Neste breve recesso para cuidar da Fluffy e acompanhar as férias alheias, quando desejei intensamente ter acomodações mais apropriadas para os queridos que vieram passar uns dias com a gente, lembrei de um filme bem simpático, em que duas mulheres solteiras, uma americana e uma inglesa, trocam de casas nas férias, indo uma para a casa da outra, achando que assim mudariam as suas vidas, o que realmente acontece, não sem muito romance e comédia . O filme é The Holliday ou O Amor Não tira Férias, na versão tupiniquim. Leve e engraçado , onde as principais estrelas , na minha modesta opinião, não são as stars Cameron Diaz e Kate Winslet, e sim as casas das duas, como demonstrarei a seguir...

A casa da rica e bem-sucedida escritora de roteiros de traillers Cameron Diaz é um clássico da arquitetura Californiana. Projetada em 1928 pelo famoso arquiteto Wallace Neff para ser a sua própria residência, fica em Pasadena e foi usada somente para as externas, as cenas do interior da casa são cenário.

Reparem no charmoso balcão à esquerda...A escada externa leva ao segundo andar...

O hall de entrada , que é bem amplo, tem uma escada em estilo contemporâneo, com passadeira de seagrass e degraus em madeira escura.

A sala principal é em branco, bege e tabaco , como aliás, a maioria dos ambientes sociais

Destaque para o tapete gigante de seagrass (algas marinhas trançadas)

Sala de jantar com mesa em pinho de riga, tapete de sisal, cadeiras com capa cinza, cortinas e paredes brancas. Contemporânea chique. E bota chique nisso!

O corredor tem vigas de madeira no teto, e como toda a área social, piso de ardósia preta. As paredes são es stucco branco, os tecidos são brancos e os móveis em madeira escura. Um mix de elementos tradicionais e contemporâneos.

Vista da cozinha e área de refeições : grandes lanternas francesas


O corredor, visto do lado oposto, com o console oriental antigo à direita.

O home theater, em branco e chocolate, tem uma linha de 4 chaises ao invés de sofá. Adorei as luminárias de coluna entre as chaises e as mantas de cashmere chocolate jogadas! Só faltou a bowl cheia de pipoca!
No andar superior, a paleta de branco e marrom recebe uma tonalização com cinzas e beges.
A roupa de cama é branca, assim como o carpet. As janelas tem painéis blackout romanos e xales retos na mesma cor da cabeceira e dos travesseiros. As luminárias nas cabeceiras são extra large, exatamente o que se espera de uma workaholic insone...

O estar ao lado do quarto tem uma day bed super contemporânea, com um surto de travesseiros brancos e beges, e os dois tamboretes orientais são usados como mesas de centro. O console rústico dá um certo ar descontraído.

Opostas à day bed, duas poltronas com capa de sarja branca e uma mesinha redonda de madeira escura. As vigas do teto e os tecidos azuis, reafirmam o estilo Mediterrâneo da casa.

Este banheiro é supostamente um dos ambientes que tem o balcão externo. É possível que a escada externa chegue aí! A banheira Egg é um charme assim como os antigos armários para remédios, usados aqui ao invés dos tradicionais gabinetes de banheiro.

Esta casa é o cenário perfeito para Cameron/Amanda - solteira bem sucedida, controladora e fria. E apesar da história se passar no Natal, a casa não está decorada para o Natal, o que retrata bem o estilo da personagem. Esta casa não é particularmente quente e acolhedora, embora seja muito bem decorada e chique!

Já o chalé de campo inglês...

...da Kate /Iris não poderia ser mais diferente que a casa de Los Angeles! A fachada foi construída para o filme, mas nem dá pra gente desconfiar, de tão autêntica que é! Não é exatamente assim o chalé de campo que você imagina encontrar no interior da Inglaterra?

Um muro de pedras baixinho delimita o terreno, e a porta de entrada tem guirlanda com sinos e pórtico de madeirinha branca... So romantic!

O interior também é super autêntico, com porta-casacos antigo em bambu e providenciais galochas ao lado da porta de entrada


O teto é baixo e com vigas de madeira, e os estofados são revestidos com tecidos típicos do estilo Country inglês, misturando estampas e florais. O pufão serve de mesa de centro e um tambor é usado como mesa lateral. Mais charmoso impossível!


Do outro lado, a parede de pedras e a lareira. Um antigo tapete oriental cobre o piso de tijolos.

Destaque para a escadinha estreita de madeira que leva ao segundo piso, onde está o quarto. A passadeira de tear é so cozy...

Um close na bandeja sobre o pufão e o livro é"O livro de Iris"

Cameron/Amanda em frente da lareira de Iris, que diga-se de passagem, não esqueceu da decoração de Natal!

Depois do living está a cozinha e a área de refeições. Os armários em madeira pintada de azul, são super típicos do estilo e a louça sobre a lareira é em azul e branco. À esquerda, um rack super moderno da Ikea , em metal cromado. Seagrass cobre o chão de tijolos, e a casa tem um aspecto bagunçado, exatamente como se espera que a casa da personagem Iris seja.

Mais uma vista da charmosa cozinha e área de refeições

O quarto no andar de cima, fica abaixo da estrutura aparente do telhado, e tem uma cama grande de ferro, pintada de branco. Uma mesa antiga de bambu nos pés da cama, é o lugar de mantas quentinhas de cashmere e cobertores. A escrivaninha de madeira pintada de azul , serve também de mesa de cabeceira.

"O que estou fazendo aqui? Eu quero ir pra casa! "diz Amanda gripada e congelando na cama de Iris. Mas isso foi antes dela conhecer o irmão de Iris, o personagem de Jude Law, e começar a se divertir de verdade! Bem, eu também teria balançado SE estivesse disponível e SE o Jude Law estivesse interessado em mim!.. Oh my!

O oh-so-charming banheiro com a autêntica banheira de metal. É difícil de acreditar que é só um cenário! O piso é em madeira cinza com losangos pintados de preto, e a parede de pedras naturais. A inclinação do telhado lembra uma mansarda e dá o tom deste pequeno notável!

A biblioteca, que fica provavelmente ao lado do banheiro, tem estantes brancas e uma escrivaninha em madeira escura. A poltrona em tecido branco com manta de tricô jogada, é um convite à leitura!

Se você também gosta deste estilo de casa, assim como eu, é relativamente fácil copiar: basta encontrar um pequeno chalé feito de pedras! Depois colocar móveis de madeira de demolição, tecidos de algodão com estampas florais , listrados e xadrezes, jogar aqui e ali uma manta de cashmere e tricô, deixar uns bons nós de pinho sempre prontos ao lado da lareira, de preferência dentro de cestas francesas, castiçais, velas, lanternas de ferro, poltronas vintage, zilhões de almofadas em estampas diversas. Tapetes orientais antigos - indispensável que sejam realmente antigos - e bem usados, passadeiras de lã feitas em tear, louça azul e branca, livros, livros, livros e mais livros, e...Here it is! Mas não esqueça que se fizer tudo isso no lugar errado, adeus produção!

Qual casa você prefere? O chalé inglês ou a mansão mediterrânea?
Imagens via Cote de Texas

3 comentários:

alis disse...

Oh my gosh, the house from "the Holiday" made me scream with joy, I was so in love with it. Thanks for stopping by my blog, and of course consider yourself tagged :)

XÊNIA ARNT disse...

oi Ana!!!
já estava com saudades!!!
eu amei as duas, difícil escolher... mas seu pudesse (R$, R$!!)... teria as duas!
beijos,
Xênia

Fifi Flowers disse...

Love your daydream... I would like to have my daydream involve this cottage and Jude Law!