domingo, 30 de agosto de 2009

A Beleza da Flor de Jade


A primeira vez que eu a vi,
no dia 12 de Maio deste ano,
nos fundos de uma loja de flores em Brasília
quase perdi o fôlego
diante da sua incrível beleza e exuberância

Os vendedores não sabiam qual o nome
daquela trepadeira exótica ,
que eu só fui descobrir na semana passada,
numa dessas coincidências boas da vida,
que daqui a pouquinho eu vou contar
O nome dela é trepadeira Jade Vermelha
e na verdade, este é um nome pouco apropriado
tanto pela cor, que não tem nada a ver com jade,
quanto pelo gênero botânico
Ela pertece ao gênero Mucuna,
diferente da Trepadeira Jade,
que pertence ao gênero Strongylodon
A Mucuna de Flores Vermelhas
é mundialmente conhecida como Jade Vermelha,
é da família das leguminosas.
Suas flores são grandes e de coloração
vermelho escarlate brilhante,
e reunidas em enormes cachos pendentes,
de beleza sem igual
Originária da Papua Nova Guiné
é de crescimento vigoroso, com folhas compostas
de três folíolos ovais alongados
bem parecidas com as da Trepadeira Jade
E aí vem a estória da conicidência
que fez com que eu descobrisse
que planta era aquela que tinha me encantado
e que eu tinha fotografado para uma futura postagem...

Minha amiga Ana Helena trouxe-me
um cacho de uma trepadeira que ela
descobriu, maravilhada, no Hotel Brasília Alvorada
e que, diferentemente da loja de flores,
as pessoas souberam dizer que se tratava da Flor de Jade

Quando eu vi, imediatamente reconheci
aquela que tinha visto mas não sabia o nome.
Porém, pesquisando na internet,
no site da Dierberger Plantas,
descobri que as duas não são a mesma planta.

A Trepadeira Jade é a
Strongylodon macrobotothrys A. Gray,
nativa das Filipinas
e bem mais conhecida que as espécies vermelhas




Seus cachos longos,
de coloração azul esverdeada
a tornam única e incomparável,
e é uma das trepadeiras mais
admiradas e procuradas

Fiz essas fotos no pergolado da piscina

E enquanto estava lá admirando e fotografando
esta trepadeira fantástica,
recebi a visita de um beija flor
que infelizmente não fui rápida o
suficiente para fotografar




Ela floresce do início do inverno
até o fim da primavera!

Esta postagem é dedicada à minha
querida amiga Ana Helena!



Discover the playlist Sons da Natureza with Mauro Sereno
<

35 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi ana! que flores mais lindas!!! bjs, querida, e ótima semana!

Ana Balbinot disse...

Oi Cláudia!
Uma ótima semana pra vc também!
Bjs

Luiz Borges disse...

Vou colocar um jardim botânico aqui em casa, para ver se a minha beija-flor-Elsa fica mais tempo...
beijão minha Elsa
Filósofo.

Ana Balbinot disse...

Meu querido Filósofo,
Só você mesmo!
Beijão

Anônimo disse...

Só mesmo a AMIZADE para traduzir a surpresa do privilégio de ter uma linda postagem a mim dedicada.Obrigada!Obrigada!Obrigada
Ana Helena

Ana Balbinot disse...

Aninha,
Você merece!E muito!
Que bom que vc gostou!
Beijos

Anônimo disse...

Ola pessoal, vejo que esta flor encanta todos.
Coincidentemente também conhecia a jade azul no alvorada Brasília em um curso que fazia pelo MEC. no primeiro instante achei que era artificial, tamanha a perfeição: A cor fantástica.chamei amigos para se encantarem com aquela maravilha . Logo procurei o jardineiro que me apresentou dicas de cultivá-la. Chegando em Goiás ( Uruaçu) liguei para vários viveiros e fiquei três messes na espera de uma muda. Consegui a uma no e dois meses , mas ainda não esta florindo. Recentemente também consegui a jade vermelha , agora é aguardar a floração. Abraços a todos admiradores da perfeita jade

ARANOI disse...

Olha lindo seu blog!
Parabéns !
A trepadeira jade ela é uma das mais bela flores que tive o prazer de conhecer pessoalmente e vou te flar fiquei encantada comt a beleza comn forme psotei em meu blog www.dedodeprosaepoesia.blogspot.com e acredito que ainda postarei muitas coisas sobre essa linda menina pois é um flor rara e sua divulgaçao e pouco .
PARABENS !!
BJOCAS

M. Madalena disse...

Ai! é encantadora essa flor jade, sou apaixonada por ela. Já tive o prazer de ve-la florida em um hotel fazenda. Era a de cor azul. Fiquei deslumbrada, agora eu digo onde encontrar muda da planta? Poeeeer que eu amo plantar. Minha casa é um verdadeiro jardim botânico.

Anônimo disse...

Fico encantado com a beleza do mundo e a sensibilidade dos homens. Pessoas assim e que tornam a vida melhor.
brito, rj.

Softs & Receitas disse...

Ana, a Flor de Jade é uma coisa linda de se ficar olhando e admirando. Parabéns pelo seu blog, mas gostaria de saber e pedir um favor, se possível. Haveria da sua disponibilidade e possibilidade, me mandar uma muda ou até mesmo alguma semente da Flor de Jade ? Pois, aqui na minha cidade, naum consigo encontrar. Moro em Campo Grande - MS. Estarei no aguardo de uma resposta sua no meu e-mail: mfascam@yahoo.com.br ou mfsil@r7.com, fico mto grato pela sua atenção.

Anônimo disse...

será que essa maravilha se dá bem no inverno? moro no rio grande do sul e adoraria ter uma muda de jade...

Ana Balbinot disse...

Prezado Anônimo,
Infelizmente esta é uma planta de clima quente. Não vai se dar bem nos frios invernos do RS...

Beth disse...

Que descrição detalhada! Que lindas fotos! Que bom que você se dispôs a ir até o hotel para fotografar a espécie de cor verde-azulada! Mas sou uma grande fã da Mucuna de flores vermelhas, elas são um show de beleza na 315 Norte. Obrigada por sua postagem!

Ana Balbinot disse...

Beth, eu é que agradeço a sua visita e comentário!
E pode ter certeza, se eu ainda morassem em Brasília, iria muitas vezes mais até lá só para apreciar a beleza desta flor. Mas aqui em Curitiba, não temos nenhum exemplar, que eu saiba, pois esta é uma planta de clima quente.
Beijos e volte sempre!

VANINHA BONATTI disse...

Adquiri a trepadeira da jade vermelha(que é na verdade laranja) sem conhece-la. Depois de mais de ano qdo fui na varanda fiquei deslumbrada. Ela estava toda florida de uma cor alaranjado florescente...nunca vi nada mais belo.
quero agora fazer mudas para dar para amigos mas ainda não consegui.

Ana Balbinot disse...

Vaninha, tive a mesma sensação que você quando vi-a pela primeira vez! Espero que vc consiga fazer mudas desta linda planta e assim embeleze ainda mais nosso planeta!
Beijos

Angela pins disse...

Eu plantei uma muda desta rara beleza, que e a lor de jade e ja faz um ano e meio. estou ansipsa pela chegada da primavera. Sera que ela vai florir pela primeira vez? A vermelha ainda nao tem um ano. Acho que vai demorar mais...
Angela -Recife

Ana Balbinot disse...

Oi ângela!
Espero que sua flor de jade floresça logo e linda!
Beijo e obrigada pela visita!
Ana

Anônimo disse...

Oi Ana..
Quando minha congea floriu a primeira vez , fiquei encantada e fui buscar detalhes...
Encontrei voce e seu lindo blog.
Sou artista plastica.
Moro em Vassouras -Rj.
Tão longe uma da outra e tão proximas por uma flor.
Um beijo carinhoso,e parabens!
Marília

Clarice Leaina disse...

Esta e uma das trepadeiras mais linda que conheço, plantei em minha casa no mesmo pergolado uma vermelha e uma azul-esverdeada, tambem estou ansiosa pela florada.
Na rodovia GO-060, entre Goiania e Trindade tem um viveiro chamado Garden Center, fone- (62) 3298- 9975, la tem as duas cores, quando eu comprei a muda o preço era R$ 40,00. Em outros lugares o preço chega a R$ 120,00.
La tambem tem outra trepadeira que e muito bonita a Cuspidaria nas cores rosa e azul, esta custa R$ 15,00.

Ana Balbinot disse...

Oi Marília,
Muito obrigada pelo comentário carinhoso! Venha sempre nos visitar! Porque vc não faz um blog para mostrar o seu trabalho?
Beijos

Ana Balbinot disse...

Oi Clarice,
Quando florir fotografe e mande a foto para o blog da beleza!
beijos

selia maria disse...

queria saber como compro esta maravilha me avise por favor

selia disse...

meu email e; spaula_gevegir@hotmail.com

Ana Balbinot disse...

Olá Selia,
Se você mora em Brasília é fácil, vá nas floriculturas do caminho do aeroporto que lá tem. Já em outros lugares do Brasil, acho que se pesquisar no google, talvez encontre.
Beijos e boa sorte!

Anônimo disse...

Oi Ana, eu tb fui surpreendida, mais precisamente ontem, pela beleza deslumbrante da Jade Vermelha em um orquidário que fica na entrada do Hotel Fazenda Rochedo em Conservatória - Valença/RJ. Eu adoro fotografar flores e fiquei encantada por poder fotografar uma, literalmente, pois só havia uma flor na trepadeira e segundo a dona é no mês de março que ela fica carregada de flores. Suas fotos estão lindas. Parabéns. Bjs. Lucila Romão.

Ana Balbinot disse...

Olá Lucila!
Só mesmo quem já se deparou com essa beleza sabe a emoção que é!
Obrigada por sua visita e por seu comentário, e venha sempre visitar o blog da Beleza.
Beijo

Ivy disse...

Ana, tenho uma grande amiga que também chama Ana que é louca por plantas. No domingo passamos por uma casa no lago norte e vimos as aquelas flores laranja lindas e fluorescentes e não sabíamos como identificá-la. Para minha surpresa e alegria estava pesquisando para ajuda-la e achei seu blog. Obrigada! E também gostaria de pedir a gentileza de vc me passar o nome da floricultura aonde tirou aquela foto,pois minha amiga Ana está apaixonada e quer uma muda. Obrigada! abraços. Ivi

Ana Balbinot disse...

Ivy,
Obrigada por sua visita e pelo comentário carinhoso!
Infelizmente eu não lembro o nome da floricultura onde eu vi a flor de Jade pela primeira vez. Só lembro que fica no caminho da Granja do Torto, onde tem várias floriculturas, uma ao lado da outra.
Desculpe não poder ajudar mais, mas já faz 2 anos que não moro mais em Brasília e a memória vai apagando, sabe como é!
Boa sorte na sua busca e se conseguir, escreva contando.
Venha sempre nos visitar!
Beijo

JANAINA disse...

Parabéns pelo blog! As flores são realmente belíssimas.Deus existe! Mas minha paixão mesmo são as orquídeas...

Deise disse...

Hoje tive o abençoado prazer de conhecer a flor de jade vermelha, parei por alguns minutos para admirar sua radiante beleza, fiquei encantada e não resisti, perguntei a dona da casa onde ela conseguiu tal beleza de flor, e já estou providenciando uma muda aqui pra casa!!!! Coisas boas temos que socializar!!!Bjos e parabéns pelo bom gosto!!!

Lauro disse...

MOro em Campinas/sp na casa da minha mãe. tem essa trepadeira que esta florida nesse momente, posso dizer que realmente essa planta é um schow da natureza que deus nos deixou para alegrar nossos olhos...
Lindaaaa!!!!!! Jade

Jacy disse...

Vou inaugurar uma floricultura no mês que vem e o nome é Floricultura Jade. Onde posso encontrar uma muda de Jade, já florida.
Att.

Jacy

Unknown disse...

Onde ficam as sementes da jade vermelha